Prosperidade Financeira Em 6 Passos

fotoBuscando prosperidade financeira?

Não sabe como conseguir melhorar a sua situação financeira? Se encontra num beco sem saída?

Nesse artigo vamos mostrar como você poderá mudar a sua vida por completo em apenas 6 passos.

São 6 passos simples que poderão fazer toda a diferença ao final do ano.

Mas note que sem prosperidade interior, não existe prosperidade financeira.

Gratidão e Prosperidade Financeira

Embora você possa estar pensando que não tem nada em comum.

Podemos afirmar que a gratidão tem uma influência muito grande na prosperidade financeira.

De fato, a gratidão é a chave para a prosperidade, quer ela seja financeira ou emocional.

Ela se mostra como uma arma poderosa e transformadora, inclusive na área das finanças.

Para você ter uma ideia, este fato tem sido estudado em várias Universidades de todo o mundo, especialmente pelos Departamentos de Psicologia.

Exemplo disso foi a Universidade de Boston, que se debruçou sobre esse tema liderado por David DeSteno, com o intuito de verificar se a gratidão poderia, realmente, trazer crescimento financeiro.

Para entendermos como a gratidão funciona para a prosperidade financeira, vamos ver como se fez esse estudo em particular.

David DeSteno – Gratidão e Prosperidade Financeira

Os pesquisadores selecionaram um grupo de pessoas voluntárias para fazer esse estudo.

Sendo que logo no começo ofereceram dua hipóteses para eles.

Então, eles iriam receber uma quantia de dinheiro, e poderiam escolher entre:

  • Receber o dinheiro no momento da oferta que está disponível
  • Não receber no imediato nem um centavo, e esperando 30 dias iria receber uma quantia muito superior, uma média de 3 vezes mais.

A decisão era feita pelos participantes:

Ou eles recebiam o dinheiro imediatamente, ou esperavam e recebiam muito mais dinheiro.

Antes de fazer essa proposta para os participantes, eles colocaram os participantes em 3 estados emocionais diferentes:

  1. Pequeno Grupo de Controle no estado da Gratidão (se estimulava o sentimento da gratidão com exercícios)
  2. Grupo de Estado de Alegria
  3. Grupo Neutro (sem estímulo algum)

CONCLUSÕES:

Verificou-se que as pessoas que estavam no grupo do estado da gratidão se encontravam mais propensos a esperar os 30 dias para receber mais dinheiro. Ou seja, quando estimuladas com ferramentas de gratidão, as pessoas tinham mais facilidade em esperar esses dias para receber mais dinheiro.

Então, quando transpomos esse estudo para a nossa realidade, podemos perceber que a gratidão é responsável por controlar a fúria consumista e imediatista do querer ter tudo já, agora, nesse preciso momento.

A gratidão é responsável pela valorização de outras coisas, além das recompensas materiais.

Benefícios da Gratidão

E porque devemos não idolatrar as coisas materiais se nós queremos prosperidade financeira?

Quando você sente gratidão, você aprende a postergar os prazeres.

Assim, você aprende a fazer uma aplicação, a poupar o seu dinheiro, a ter paciência, a saber esperar, aprende a abrir mão de gastos para obter mais e melhor num futuro, o que faz com que você tenha mais prosperidade financeira.

Pessoas gratas controlam os seus impulsos, obtendo desta forma mais ganhos financeiros no médio e longo prazo.

6 Passos para atingir a prosperidade financeira

Assim, quando você junta à gratidão, outros conhecimentos financeiros, o sucesso só pode ser garantido.

Assim como anteriormente falamos do poupar, saber esperar, e por aí fora,

agora vejamos 6 coisas que realmente deve incluir no seu planejamento se quiser ter prosperidade financeira.

POUPE 10% DAS RECEITAS

A primeira coisa a fazer se quer ficar rico um dia, é ter a capacidade em se pagar a você mesmo. Assim, deixe cerca de 10% das suas receitas de parte e faça uma poupança com esse percentual.

Claro que, para quem ganha 1000, é mais fácil poupar 100, do que quem ganha 500 e tem de poupar 50. Isso aí já entra com o jogo de cintura que cada um consegue fazer com a gestão do seu dinheiro.

GASTE MENOS DO QUE GANHA E NUNCA MAIS DO QUE O QUE GANHA

Para conseguirmos prosperidade financeira, é necessário que sempre gastemos menos do que aquilo que ganhamos. Isso significa que teremos a nossa balança comercial com saldo positivo.

No entanto, nós sabemos que pode ser bem difícil não gastar o ordenado todo, e até não gastar mais do que aquilo que ganhamos.

A verdade é que a nossa sociedade consumista nos vem empurrando para a compra de cada vez mais coisas, criando em nós necessidades desnecessárias

O conselho é que, quando começar ganhando mais um bocadinho ao final do mês, não saia aumentando o seu estilo de vida. Poupe, e assim que você conseguir um segundo aumento, aí você pode gastar mais um pouco do que o que estava gastando no início da sua carreira.

FAÇA INVESTIMENTOS

Nessa etapa da prosperidade financeira você já tem as suas despesas controladas, e está conseguindo poupar (no mínimo) 10% das suas receitas, ou seja, do que você recebe.

Agora, o próximo passo a tomar é fazer com que o seu dinheiro comece a trabalhar para você. Como? Investindo. Em quê? Isso aí já é uma decisão sua! Existem várias opções, como ações da bolsa de valores, tesouro nacional, fundos de índices de baixo custo, entre outros que o seu gestor de conta bancária terá todo o prazer em explicar para você.

USE SEMPRE A INTELIGÊNCIA

Embora o seu gestor de conta lhe diga algumas aplicações que estão rendendo mais, e até aconselha para você uma série delas, nunca tome nada como certo.

Temos de ter consciência de que quando estamos investindo, sempre é um investimento de risco, e por isso é necessário que use SEMPRE a sua inteligência quando estiver escolhendo o local para colocar o seu dinheiro.

Lembre-se que “depressa e bem há pouco quem” e “devagar enche a galinha o papo”. Ditados populares que se adequam perfeitamente à questão da prosperidade financeira.

INVESTIR EM IMÓVEIS

Embora hoje em dia muito se diga contra esse passo aqui, se pretendemos ter prosperidade financeira, temos de pensar a longo prazo. Não queremos passar uma vida inteira pagando aluguel, certo?

Além disso, o valor do aluguel, muitas vezes, é superior ao preço que pagamos por uma prestação de empréstimo bancário para compra de bens imóveis.

Claro está que devemos analisar essa situação com cuidado, devendo incluir diversos fatores na análise, como por exemplo:

  • Estabilidade e segurança do meu posto de trabalho
  • Segurança da empresa
  • Volatilidade da empresa
  • Possibilidade de ser colocado em outro Estado
  • Entre tantos outros

Por isso, antes de partir comprando uma casa, pense bem se terá todas as condições necessárias para pagá-la até ao fim, e se não se arrependerá mais tarde.

PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA

Aposentadoria e prosperidade financeira? Qual a ligação?

Pois bem, se você quer realmente ser bem sucedido, o tempo é o que você tem de mais precioso. Por isso mesmo você deve pensar na sua aposentadoria o mais cedo possível. Afinal de contas, a esperança média de vida é cada vez maior, e nós precisamos garantir o conforto da nossa velhice.

Aqui falamos em investimentos para aposentadoria, onde você ganha dinheiro graças às taxas de juros compostas.

Assim sendo, quanto mais cedo você começar fazendo poupança para a sua aposentadoria, mais dinheiro terá, mais conforto também.

Agora que sabe as dicas principais para a prosperidade financeira, mãos à obra! Muitos acham quem podem atingir prosperidade em 30 dias, não que isso seja impossível, mas, é necessário uma mudança de comportamento.

Seja muito feliz !

Comentários

comentários