Por Dentro Do Pense E Enriqueça

Pense E Enriqueça é considerada uma das maiores obras de Napoleon Hill e um dos maiores clássicos da literatura no segmento de desenvolvimento pessoal. Com estórias verídicas de pessoas de sucesso, este livro vem ensinando a milhões de pessoas como conquistarem aquilo que desejam em suas vidas, apesar de ter sido escrito em 1937, sua abordagem continua extremamente eficiente para os dias atuais.

Como Iniciou o Pense E Enriqueça

Tudo começou com o grande magnata da indústria de aço americano Andrew Carnegie, este empresário foi o grande responsável por ligar o leste e oeste americano como nunca se tinha visto antes. Carnegie construiu uma ponte de aço que passava pelo rio Mississipi com mais de 1.600 quilômetros de comprimento, muitos na época duvidaram de tal empreendimento, mas Andrew Carnegie foi persistente e realizou algo que ninguém realizou na época.

Esta experiência de Andrew Carnegie não está no livro Pense E Enriqueça de Napoleon Hill, mas serviu de inspiração para o mesmo empresário inspirar as suas futuras obras.

Existe um seriado chamado os Gigantes Da Indústria, nesta série você poderá ver como que foi a vida pessoal e empresarial de Carnegie.

Depois de algum tempo sendo um dos homens mais ricos da era da revolução industrial, Carnegie passou a se dedicar a obras de caridade, e também a querer compreender quais eram as atitudes que ele e outras pessoas tiveram em suas vidas para chegarem ao sucesso. Então Carnegie convidou Napoleon Hill um jovem jornalista na época, para compilar um estudo completo sobre os fatores primordiais que podem levar o ser humano ao sucesso ou para o fracasso.

Napoleon Hill aceitou o convite, e a partir daí iniciou sua jornada para compilar este estudo que levou duas décadas para ficar pronto. Tudo começou com a sua primeira grande obra A Lei Do Triunfo publicada em 1928 e em 1937 lançou a sua segunda obra o Pense E Enriqueça.

pense e enriqueça primeira capa

O Pense E Enriqueça Funciona Mesmo Para Enriquecer ?

Sim o livro Pense e Enriqueça funciona para enriquecer, mas existe algo muito grande dentro deste livro que grande parte das pessoas que leram este livro não captaram, que é o seu excelente conteúdo espiritual. Conteúdo espiritual é aquele que inspira o ser humano a uma mudança de comportamento para melhor, onde ele mesmo e todas a sua volta saem ganhando.

Este livro fala muito sobre Fé, em todas as histórias verídicas que são narradas podemos notar como a Fé Inabalável foi fundamental para que todos os personagens tivessem sucesso.

Vamos explorar um pouco esse ponto. Quando as pessoas compram o livro Pense E Enriqueça acham que o conteúdo que existe ali vai ensiná-las a pensar e enriquecer, e isto é em parte verdade, porém, é necessária uma mudança de atitude interna, a começar pelo sentimento no momento da compra do livro. Comprar o livro com sentimento de dúvida, incerteza de que ele pode mudar a sua vida, nada vai mudar. Agora se você comprar o livro com determinação e certeza de que o que Napoleon Hill está dizendo ali vai te ajudar a crescer na vida é isto que vai acontecer, a decisão está em suas mãos e isto acontece com tudo na vida.

O seu enriquecimento está muito ligado às suas atitudes, logo na introdução do livro você entenderá sobre a Regra De Ouro, a regra de ouro resumidamente falando significa que devemos ir até o fim de tudo aquilo que começamos, muitas pessoas desistem pelo caminho, deixam seus projetos não acabados,  logo não colhem o fruto que o mesmo poderia dar.

Como deve ser o estudo do Pense E Enriqueça

Napoleon Hill recomenda que se aplique o que ele chama da Mente Mestra ou Mastermind, reunir um grupo de pessoas que haja amizade, harmonia e tenham o mesmo objetivo de se aprofundar nos ensinamentos do livro, fazendo encontros semanais. Nestes encontros deve ocorrer a leitura do livro e discussões sobre suas idéias dentro do grupo.

Uma prática minha é ler o livro sublinhando os pontos que acho importante, no momento da leitura eu paro e vou refletindo sobre aquilo que li, e anoto idéias que me venham a cabeça em cima do que refleti, desta forma todo aquele conteúdo vai entrando com mais força em meus registros da mente.

O que não se pode fazer é, ler o livro apenas uma vez e achar que vai resolver toda a sua vida.

Por dentro do Pense E Enriqueça

São 13 os princípios que Napoleon coloca no livro como essenciais para alcançar o sucesso. Veja abaixo cada um deles.

1 – Desejo

“A natureza integra ao impulso de um forte desejo aquele “algo mais” que não reconhece a palavra fracasso”

Hill diz que o desejo é o primeiro passo para você adquirir riquezas em sua vida, mas como deve ser este desejo ?


Nos exemplos do livro Pense e Enriqueça fica muito claro que os personagens desejaram alcançar seus objetivos mas com um estado de sentimento como se já tivessem conquistado aquilo que queriam, ou, em um estado de Fé Inabalável que nada os poderia deter.

Existe uma linha muito tênue quando falamos em desejar, geralmente as pessoas desejam aquilo que eles não possuem, e ficam nesse estado de focar a mente em ter o que não possui, que é completamente diferente de focar a mente naquilo que se deseja como já sendo seu.

O exemplo mais incrível na minha opinião é o de seu filho que nasceu sem orelha, e os médicos disseram que o mesmo não poderia ouvir e nem falar, mas Hill conhecendo os poderes da mente não aceitou tal sugestão, e fixou em sua mente que seu filho conseguiria ouvir e falar como qualquer pessoa faz, então após gravar esta imagem em sua mente, ele a manteve firme, sem deixar que nada o convencesse do contrário. Ao crescer seu filho conseguiu desenvolver habilidades para ouvir e falar e se tornou um homem de negócios.

Ele desejou que seu filho fosse uma pessoa normal, e assim ele se tornou.

 2 – Fé

“Quando a Fé se junta à vibração do pensamento, o subconsciente logo se apossa da combinação, transformando-a em seu equivalente espiritual, que é então transmitido para a inteligência infinita”

Fé é o elemento básico para conquistar aquilo que se deseja. Veja que na citação acima Napoleon Hill fala sobre o poder do subconsciente e que quando juntamos esse poder com a Fé nos conectamos com o que ele chama de sabedoria infinita, ou, seja Deus para que ela nos conduza pelos caminhos que precisamos trilhar.

Neste capítulo aprendemos como aumentar a nossa Fé, muitas pessoas desconhecem essa possibilidade, acham que a Fé é algo para poucos, ou para pessoas consideradas iluminadas como Jesus, mas isto não é verdade, qualquer pessoa pode desenvolver uma Fé inabalável e extraordinária assim como Jesus o fez.

O ser humano tem por hábito precisar ver as coisas para depois crer, e este é um caminho totalmente inverso ao da Fé, que é crer para depois ver, para fazer isso você terá que colocar o seu lado lógico e racional de lado, e acreditar no seu sonho, sem se importar como ele será realizado. mas acreditar, ter a convicção que ele será realizado de uma forma ou de outra.

3 – Auto-sugestão

“Nenhum pensamento consegue penetrar no subconsciente sem a ajuda do princípio da auto-sugestão”

A todo o momento estamos nos sugestionando mesmo sem que percebamos, a nossa mente assimila tudo que está ao nosso redor, por isso é extremamente importante saber filtrar tudo o que chega até você.

Napoleon Hill fala neste parte do livro Pense E Enriqueça sobre o poder dos pensamentos dominantes, aquilo que você pensa habitualmente será o fruto de sua colheita. Você deve criar o hábito de ter somente pensamentos que proporcionem o crescimento material e espiritual, para isso será necessário autocontrole e força de vontade, o livro Mais Esperto Que O Diabo também de Napoleon HIll fala sobre como adquirir este autocontrole mental em detalhes.

 4 – Conhecimento Especializado

Diferenciar conhecimento geral de conhecimento especializado é muito importante, mas, mais importante ainda é saber transformar os seus conhecimentos em dinheiro, de nada adianta você ter conhecimento se não sabe o que fazer com ele.

Engraçado que existem muitas pessoas que gostam de adquirir conhecimentos, e elevam seu ego por conta disso, passam a se achar mais que outras pessoas simplesmente por terem conhecimentos que outras pessoas não tem, mas quando paramos para analisar a vida da maioria dessas pessoas, elas não conseguiram agregar nada de bom com este conhecimento, simplesmente guardou para si como um instrumento de valorização pessoal.

A cultura da necessidade de um estudo formal para ser alguém na vida é a que impera, se você não entra no ciclo de estudar o primeiro e segundo graus, depois entrar para a faculdade e arrumar um “bom emprego “, você não “terá futuro”. E eu pergunto, o que a  escola tradicional nos ensina ? O que as faculdades nos ensina ? Nos ensinam a serem vencedores ? A sermos pessoas melhores para nós mesmos e para o mundo ? Nos ensinam a viver em paz e com prosperidade ? E principalmente nos ensinam a ter atitude ?

É muito melhor uma pessoa que não tem conhecimento nenhum, mas com muita atitude, do que uma que tem muito conhecimento e pouca atitude. O primeiro se especializou em agir, o outro se especializou em ficar parado.

Não meus caros amigos, esses tipos de conceitos que são encontrados no livro Pense E Enriqueça não fazem parte da grade curricular de qualquer instituição de ensino, eles se preocupam somente com o ensino técnico, que sim é necessário, mas não é somente este tipo de ensino que forma vencedores. Você será um vencedor quando organizar este conhecimento e utilizá-lo com um objetivo principal bem definido.

Pegando o exemplo do livro de Henry Ford, o seu conhecimento era fabricar e vender carros, essa era sua especialidade, foi assim que ele fez fortuna, para qualquer outro tipo de conhecimento ele simplesmente chamava o especialista da área específica e se consultava com ele, Ford não precisava ter o conhecimento do especialista.

Invista seu tempo em um conhecimento especializado, pode ser o que você quiser, não há limites para isso, e torne este conhecimento o grande agente de transformação de sua vida.

5 – Imaginação

Um ser humano sem imaginação não é nada, quantas vezes eu repito que a nossa mente cria, e para criarmos devemos utilizar a imaginação para as coisas que desejamos, mas infelizmente não sabemos utilizar esta ferramenta, ou a utilizamos sem Fé.

Uma vez eu estava almoçando com uma querida amiga, quando ela me disse que preferia não falar certas coisas sobre seus sentimentos, porque enquanto ela guardasse isso em sua mente, somente como imaginação, não se tornaria real. Estava claro que ela não conhecia as leis da mente, e não sabia também que estava utilizando a sua imaginação com idéias contra ela mesma.

Dentro da imaginação podem vir grandes idéias quando a utilizamos de maneira correta, foi assim que muitas pessoas ganharam fortunas. tudo começa primeiro na imaginação e depois se materializa.

Não vou me aprofundar muito neste exemplo aqui, mas ao ler o livro você verá o exemplo de como a Coca-Cola surgiu exatamente na página 97 do Pense E Enriqueça, Tudo começou com a imaginação de um homem, e a falta de imaginação de outro.

A imaginação também é algo a ser exercitado, e acredito que o que mais atrapalha é a falta de concentração, com toda a tecnologia que temos hoje, as vezes fica difícil nos focar, mas podemos utilizar todas estas tecnologias ao nosso favor.

Dicas para utilizar a imaginação ao nosso favor.

  • Curta páginas no Facebook que tenham bom conteúdo, pode ser a minha página Amigos Da Prosperidade, ou páginas de outras pessoas que tenham a mesma linha de pensamento, e deixe essas páginas como sendo as principais
  • No youtube você pode fazer a mesma coisa, existem diversos canais com áudios e vídeos que podem fomentar a sua imaginação com coisas boas.
  • No whatsapp, não perca tempo com conversas que não te levarão a nada, forme um grupo de pessoas com a mesma mentalidade e troquem informações entre vocês somente sobre coisas que vão alimentar a imaginação de forma positiva.

Eu mesmo faço parte de um grupo assim no whatsapp e posso dizer que ajuda muito, a força do grupo colabora para o nosso crescimento, é o conceito de Mastermind do Napoleon Hill.

 6 – Planejamento Organizado

Quando Napoleon Hill fala sobre o planejamento organizado, algumas pessoas se sentem perdidas e se perguntam, mas como fazer isso ? Eu mesmo fui uma delas.

No livro primeiro ele recomenda que façamos um Mastermind, como citei no tópico anterior, e dá três orientações:

  1. Decidir quais vantagens e benefícios você pode oferecer aos membros do grupo.
  2. Encontrar-se com os membros da mente mestra pelo menos duas vezes por semana
  3. Manter-se em harmonia perfeita com cada um dos membros do grupo.

Eu entendo que esta terceira recomendação é a mais importante, porque ela não deve ficar somente no âmbito das relações físicas, mas também no âmbito do pensamento e sentimento, somente assim se conquistará um estado de harmonia completo, e este trabalho exige um controle de suas emoções.

Com essa postura fica mais fácil de chegar onde queremos aliados a um Mastermind, pois nem todos possuem as mesmas idéias, personalidades e temperamentos, e muitas vezes podemos nos sentir incomodados com reações de outras pessoas.

Outro fator muito importante é entender como fazer este planejamento para sua mudança de vida através de um passo-a-passo, mas que primeiramente pode começar como um brainstorm de idéias para depois se tornar um planejamento.

Vamos usar como exemplo o meu blog,então a minha meta é em dois anos viver de ganhos de publicidade e produtos afiliados através do Amigos da Prosperidade.

O conhecimento especializado já possuo que é o de Internet Marketing necessário para operar o blog.

Agora quais são as ações que devo fazer

  • Traçar metas para o blog. Ex: Em dezembro de 2017 devo ter x posts sobre tal assunto, estar nas primeiras buscas do google, ter uma audiência de x pessoas acessando o meu blog por mês.

Este é um exemplo de um pequeno plano para uma pessoa que tem como conhecimento especializado, agora vamos supor que você deseje entrar em um ramo em que você não conheça, seu plano pode ser assim:

  • Fazer cursos sobre a área que desejo entrar
  • Conversar com pessoas que atuem nesta área
  • Pesquisar o máximo de informações possíveis por conta própria sobre o assunto.

Para fazer o planejamento simplesmente responder a pergunta:,

O que eu preciso fazer para chegar a tal lugar ?

No livro Napoleon Hill dá várias idéias de como você pode planejar vendas de serviços, e fala muito também sobre as atitudes que podem levar o seu planejamento ao fracasso, ou, ao sucesso.

 7 – Decisão

É preciso ter coragem e firmeza para tomar uma decisão. A abordagem do autor de Pense E Enriqueça neste ponto do livro é muito forte.

Ele diz que a falta de decisão é uma das principais causas do fracasso. Você já parou para pensar o quanto é demorado decidir o que realmente queremos e focarmos nisso, cada hora estamos desejando algo diferente, isso nos faz perder o foco e andar sem rumo.

Em quantas vezes também nos vemos em situações que precisamos tomar uma decisão rápida e ficamos paralisados, ou, perdidos, sem saber o que fazer.

Há 10 anos atrás eu tive que tomar uma decisão entre entrar em um estágio na empresa dos meus sonhos, ou, abrir o meu próprio negócio, não tive dúvidas em abrir o meu próprio negócio, não continuei nele, mas tive um grande aprendizado que me permitiu partir para outros negócios e hoje estou aqui.

Outro fator que Hill coloca no livro é sobre a opinião alheia ele diz que opinião é a mercadoria mais barata do mundo, porque todo mundo está cheio delas, e se qualquer homem, ou mulher deixar se levar pela opinião dos outros, está fadado ao fracasso. Manter a mente firme no propósito almejado requer uma decisão forte.

 8 – Persistência

Persistência, este é um dos grandes fatores para o sucesso. Persistência também pode ser definida como constância e regularidade de ações que irão te levar ao seu objetivo final.  

Abaixo vou colocar algumas dicas do livro para você aumentar a sua persistência:

  1. Tenha um propósito definido aliado a um desejo forte de realização
  2. Tenha um plano definido
  3. Mente blindada de influências negativas
  4. Mastermind com pessoas capazes de oferecer estímulo

Todas as características que Napoleon Hill coloca no livro podem ser desenvolvidas, algumas pessoas têm a crença que nascemos, ou não nascemos com certas características, isto não é verdade, todos nós podemos ser o que quisermos, desenvolver a habilidade que quisermos, se tivermos persistência em nosso desenvolvimento

9 – O Poder da Mente Mestra

Este conceito de Mente Mestra Napoleon Hill conheceu este conceito com Andrew Carnegie, que fazia parte de de um Mastermind de umas 50 pessoas que tinham o mesmo propósito definido de fabricar e vender aço. Carnegie coloca este fator como um dos alicerces de sua fortuna.

Duas baterias fornecem mais energia do que uma só, logo duas, ou mais mentes unidas geram mais energia que uma só.

O que eu gosto muito neste capítulo é que o autor fala sobre as energias espirituais que são movidas quando fazemos parte de uma Mente Mestra, por ser algo muito subjetivo algumas pessoas não compreendem como tudo isso funciona, mas, funciona.

Toda vez que estamos reunidos sejam duas, ou, mais pessoas em espírito de harmonia e com um propósito, uma força espiritual é produzida, essa força espiritual é que apoia todos os membros da Mente Mestra a conquistarem seus objetivos.

10 – O Mistério Da Transmutação do sexo

Este é um tema muito pouco falado, talvez porque ninguém queira fazê-lo, afinal o sexo é uma das maiores motivações do ser humano, e quando usado de forma abusiva pode deixar o homem na pobreza.

A energia sexual é criadora, logo quando conseguimos criar o hábito de transmutar esta energia para uma outra direção, conseguimos realizar grandes feitos, foi assim com grandes pessoas de sucesso, elas conseguiram canalizar toda a energia sexual para construir suas obras.

O livro não diz que você deve parar de fazer sexo, apenas recomenda que você faça isso com qualidade, para não desperdiçar sua energia vital. Deseje arrumar uma companheira, ou, um companheiro para sua vida, não fique perdendo tempo com relacionamentos casuais, eles não levam a nada.

Veja o exemplo do Flávio Augusto do Geração De Valor. Com 17 anos ele resolver se casar, e até hoje ele está casado com a mesma mulher que o ajuda em seus negócios, que faz parte da vida dele por completo. Esta mulher cresceu com ele, foi a sua grande companheiro em toda a sua jornada, e vice-versa, e olha o tamanho do sucesso que esse homem conquistou, considero o Flávio hoje como um dos maiores empresários do Brasil.

Apesar de todo o movimento contrário, que diz que você deve aproveitar a vida antes de casar, sair com o máximo de pessoas possível, seja forte, tenha a cabeça no lugar, e não pense somente em momentos, pense em sua vida toda.

11 – O Subconsciente

Guarde bem esta frase:

” Tudo o que ser humano cria começa em forma de impulso do pensamento”.

Nossa mente cria, e o nosso subconsciente tem um papel fundamental nisso, a mente subconsciente é suscetível a qualquer tipo de sugestão, por isso o exercício da auto-sugestão para aumentar a Fé.

O autor coloca a mente subconsciente como meio principal para que você transforme os seus sonhos em realidade, para isso você deverá impregnar a sua mente somente com coisas positivas, e quando vier qualquer pensamento negativo você não deve deixar que eles habitem a sua mente.

12 – O Cérebro

Napoleon Hill diz que o cérebro humano é como se fosse uma estação de emissão e recepção de energias, e como muitos já sabem, aquilo que você vibra é aquilo que você recebe, por isso é importante que estejamos sempre vibrando positivamente.

Quando nos deparamos com situações difíceis, temos a tendência de ficarmos aborrecidos, mas se ficarmos aborrecidos com a situação mais vamos criá-la em nossas vidas,

13 – O Sexto Sentido

Podemos dizer que  sexto sentido é a comunicação com a sabedoria infinita, é aquela  idéia, aquele insight no momento certo que faz dar tudo certo.

O sexto sentido também poder ser aprimorado através da prática da meditação, só poderá ser desenvolvido com o olhar e sentir de dentro para fora.

Pessoas de sucesso aprimoram seu sexto sentido, sabem que é importante ter contato com um força maior que é capaz de enxergar coisas além dos olhos.

Série Pense E Enriqueça No Youtube

 

 

 

Considerações finais

Sempre digo que o Pense E Enriqueça é muito mais que um livro de enriquecimento financeiro, ele é um livro de enriquecimento espiritual muito forte também, mas poucos entendem isso por ter a mente voltada somente para o lado material da vida.

Tenha esta obra em sua cabeceira e a estude e aplique em sua vida, como o Napoleon Hill mesmo diz, não é  na primeira vez que o livro é lido que se compreende tudo, será necessário muita leitura e meditação em cima de todo o seu conteúdo.

Comentários

comentários

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *